sábado, 16 de novembro de 2013

1 - As castanhas do bem

Hoje trago para vocês uma dica bem simples que pode ajudar muitas meninas! Para quem não sabe, as castanhas e oleaginosas são alimentos excelentes para serem usados no processo de reeducação alimentar, isso por que são ricas em gorduras poli-insaturadas (de boa qualidade) que promovem saciedade. Além disso, são fontes de minerais que normalmente não consumimos na alimentação habitual como o silêncio e o zinco.



Conheça a seguir algumas delas que podem ajudar na sua saúde...

Amêndoa: tem grande fartura de Zinco, que promove um bom funcionamento do sistema de defesas do nosso organismo, auxilia no combate contra inflamações e contribui no processo de cicatrização. Uma unidade de amêndoa possui 13 kcal.

Castanha: está relacionada à redução da incidência de câncer de próstata, protege os neurônios, melhora o funcionamento da tiróide e do sistema imunológico e tem acção antioxidante devido a seu principal nutriente: o Selênio. Vale o investimento, porém com moderação, pois o excesso pode aumentar o risco de diabetes tipo 2. Uma unidade de castanha do Pará possui 40 kcal.

Amendoim: traz como benefício à prevenção de doenças cardíacas, a saúde da mente, melhora a memória e previne derrames por ser alimento rico em Ácido Fólico, além de ser boa fonte de proteínas vegetais e fibras. Uma unidade de amendoim possui 6kcal.

Castanha de caju: é importante para reduzir a sensação de cansaço, aumenta nossa capacidade de concentração, combate algumas bactérias que causam cáries dentárias, melhora a visão e a saúde da pele, tudo isso porque nela encontramos um mineral essencial chamado Ferro, que actua nas hemoglobinas, molécula que carrega o oxigénio na corrente sanguínea e ajuda a regular sua distribuição na célula. Outros compostos importantes presentes nessa oleaginosa são as vitaminas C, K e do complexo B. Uma unidade de castanha de caju possui 10 kcal.

Nozes: são grandes aliadas ao coração, pois colaboram na redução do colesterol, contém grande quantidade de gorduras poli-insaturadas que ajudam a diminuir os níveis do colesterol “ruim” (LDL), aumentam os níveis de colesterol “bom” (HDL) e mantém as triglicérides baixas. Além disso, seus óleos reduzem a inflamação e oxidação arterial. Consuma com moderação, pois em excesso tem efeito contrário. Outro ponto forte é que ela ajuda a prevenir o câncer, pois contém ácido elágico, inibidor das células cancerígenas. Uma unidade de nozes possui 18 kcal.

Avelã: previne contra problemas nos ossos, como a osteoporose e melhora a saúde dos dentes. Apresenta outros nutrientes como Ômegas 3 e 9, gorduras com acção anti-inflamatória nem sempre encontrada nos alimentos, e Arginina, substância vaso-dilatadora que actua na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, como a pressão alta. Uma unidade de avelã possui 21 kcal.

Dica Rápida: 2 unidades de castanha do Pará (tem em torno de 80 Kcal) e são suficientes para manter o seu metabolismo acelerado, e garantir o aporte desses minerais.

Espero que tenham gostado!