domingo, 17 de novembro de 2013

2 - Linguado Recheado



Ingredientes para 4 pessoas:

1 linguado (com cerca de 1 kg) 
300 g de camarões 
sal
1 cebola
50 g de Vaqueiro Líquida
1 colher de sopa de farinha
pimenta
1 colher de chá de mostarda
sumo de limão
1 dl de vinho branco
1 gema


Preparação:
Retire a pele escura do linguado e nesse lado, faça um corte a todo o comprimento com uma faca bem afiada. Separe cuidadosamente a carne com a ponta da faca e retire a espinha central depois de a ter cortado nas extremidades com uma tesoura.
Coza os camarões em água a ferver, temperada com sal. Escorra e reserve os 4 mais bonitos.
Retire as cabeças, as cascas e as tripas aos restantes. Reserve os camarões descascados e junte as cascas e as cabeças ao caldo da cozedura. Triture tudo com a varinha mágica. Coe por um pano fino e reserve.

Ligue o forno e regule-o para os 180°C.
Pique finamente a cebola e coza-a em metade da Vaqueiro Líquida até estar translúcida. Polvilhe com a farinha e regue com 3,5 dl do caldo de camarão. Rectifique o sal, tempere com pimenta e deixe cozer. Adicione a mostarda e regue com algumas gotas de sumo de limão.
Junte os camarões descascados a metade da porção de molho e recheie o linguado com este preparado.
Coloque o linguado num tabuleiro untado e espalhe por cima a restante Vaqueiro Líquida, em nozinhas. Regue com o vinho branco e leve ao forno durante cerca de 25 minutos.
Retire com cuidado o linguado do tabuleiro directamente para a travessa de serviço. Junte o líquido da sua cozedura ao molho reservado e misture com a gema, batendo bem para ligar. Leve ao lume para cozer a gema e sirva, à parte, numa molheira.

Enfeite a travessa com os camarões reservados e rodelas de laranja.