segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

1 - Desmistificando os clássicos Rum e coquetéis - Os "Tops" - Parte 1



Aqui começo com alguns estudos sobre o rum em minha pesquisa, iniciados com a aplicação do mesmo nos grandes cocktail´s a base deste destilado de cana!

Que tal começarmos com um dos pioneiros do imenso arsenal de cocktail´s cubanos?!

Cuba Libre

Embora este cocktail demonstre ser bastante simples, dependendo da mão e dos ingredientes aplicados, o resultado final poderá desagradar muitos clientes.

Apesar de todos sabermos boas historias á respeito deste drink, (Sempre tendo como base, a libertação de Cuba das forças espanholas pelos norte americanos na guerra Hispano-americana em 1898) depois de 112 anos ainda vejo muito potencial neste mix de bom rum, limão e cola.

Sabemos também que os atractivos da nova Cocktailmania chamam muita a atenção para as constantes novidades que não param de aparecer, deixando o Cuba Libre esquecido por muitos profissionais ao longo dos balcões deste Brasil.

Mas então fazer um Cuba Libre é difícil?!

Não, pelo contrário, é fácil! O difícil, notado por mim, é realizar a venda dando novas características ao mesmo. E hoje faço isso bem seguindo uma cartilha mais “respeitoso” ao status de clássico, ao oferecer um "vovô" com ares bem actuais, começando pela escolha do rum (Temos alguns rótulos a venda por ai), pela qualidade do limão, o tipo de gelo empregado e sem sombra de duvida o detalhe visual bem fomentado em todo este processo de confecção.
Então vamos começar pelos ingredientes e características básicas deste cocktail:

Rum Añejo

Recomendo ter sempre à mão um com características mais secas, com notas bem distintas de madeira e especiarias em seu aroma e corpo que garantam uma boa harmonização, citando como exemplos, o bom rum jamaicano e dando abertura a outros não tão secos mas que agregam um sabor mais aveludado e suave, como o Havan Club 7 años, o Bacardi Solera ou Captain Morgan (Estes dois últimos, bem caracterizados como “spicy´s”).


OBS Importantes

Não posso deixar de mencionar os nacionais de combate, Bacardi oro e Montilla ouro, que demonstram não serem a melhor escolha devido a sua pouca personalidade (Culpa do processo industrial) e custo beneficio, mas que dão conta do recado, se bem administrados.


O limão, o refrigerante de cola e o gelo

O limão taithi entra com a acidez (Escolho os menores e mais maduros, pois apresentam ainda mais perfume), que proporciona excelente equilíbrio ao rum empregado com as características citadas mais acima, fechando com o refrigerante de cola que regula no sentido contrario, adoçando ao gosto do cliente.
Testei as marcas da coca cola, actuais no mercado, e as três se mostraram boas dando destaque ao uso cauteloso das versões de baixa caloria e sem açúcar, devido ao tipo de adoçante empregado, que oferece impressões bastante doce do produto final!



A minha guarnição, mantenho à moda antiga com 1/8 de limão espremido no canto do copo, dando uma impressão visual mais rudimentar, bem charmosa para este tipo de clássico.
Na questão do gelo, curti muito voltar a aplicar o triturado, que sendo de boa qualidade, manteve as notas suaves do cocktail por um bom período sem "aguar" demasiadamente.

O tempo

Um timing perfeito para este cocktail é menos de um minuto com os ingredientes à mão, agregando mais meio minuto para uma boa historia, fechando bem a venda. E então o que vocês acham?!


Observações finais

Para mim depois de fazer um bom Cuba seco, alcançamos a nossa proposta de publico que estamos habituados a trabalhar, fortalecendo as vendas e sempre aprimorando ideias que fortaleçam este drink equilibrado e muito rentável para qualquer bartender.





Abaixo segue um receituário do Cuba livre clássico aplicado em minha pesquisa junto a duas leituras que me saíram bem saborosas.

Cuba Libre (Receita tradicional)

Highball / Cocktail montado
Rum añejo seco                   ------ 6 cl
Sumo de limão fresco         ------ 1,5 cl
Refrigerante de Cola         ------ Completar

Bordear 1/8 de um limão na borda do copo, espremendo todo seu sumo dentro do copo, em seguida aplica-se gelo triturado ate o topo, servindo a dose de rum añejo e completando com o refrigerante de cola. Ao final mexa levemente o fundo do copo com um mexedor e aplique o fatia do limão espremido no canto do copo
Não costumo servir com canudo (Por isso passo o limão na borda), mas isso é uma preferência minha.
Servir em seguida!
Clássico como deve ser, se mostra bem atualizado quando bem feito, com buquê e sabor muito equilibrados!


Spice lollipop Cuba (Releitura long drink)

Highball / Cocktail montado

Infusão de rum añejo em pimenta    ------ 6 cl
Sumo de limão fresco                         ------- 1,5 cl
Xarope de caramelo   (Toffee)           ------- 1,5 cl
Refrigerante de Cola  Zero               ------- Completar

Bordear 1/8 de um limão na borda do copo, espremendo todo seu sumo dentro do copo, em seguida aplica-se gelo triturado ate o topo, servindo o xarope de bala toffee, a dose de rum añejo, completando com o refrigerante de cola. Ao final mexa levemente o fundo do copo com um mexedor e aplique o fatia do limão espremido no canto do copo com uma pimenta de cheiro. 
Servir em seguida!
Gostei muito da pimenta neste coquetel. Deixou ele diferente, mais aromático e o xarope de caramelo aumentou o buquê da cola, mantendo o equilíbrio da doçura, destacando mais as notas do rum. Fantástico!


Cuba bacana (Releitura short drink)




Taça Short drink/ Cocktail batido - montado

Infusão de rum añejo em Vanilla     -------  6 cl
Sumo de limão fresco                         ------- 1,5 cl
Agua de côco                                        ------- 1,5 cl
Refrigerante de Cola  light +            ------- 1 dash

Aplicar em um shaker, bastante gelo, seguido da infusão, do limão e da agua de côco, batendo bem, servindo na taça gelada e aplicando um flowtop com o refrigerante de cola light. Ao final corto um talinho de casca de limão e faço um twist colocando na borda da taça.
Servir em seguida!



Neste cocktail o rum casou muito bem com a vanilla criando um ambiente totalmente favorável à agua de coco e a coca light plus (Foi a que casou melhor devido ao adoçante da composição). Sabor e visual incríveis!