quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

9 - Shaker ( Utensilios do Bar )

Sabias que...

Sabias que o Shaker é um dispositivo usado para misturar bebidas alcoólicas (geralmente) por agitação, e quando o gelo é colocado no Shaker, permite um resfriamento mais rápido da bebida antes de servir.




Existem pelo menos dois tipos de Shaker :

O Boston Shaker - Um Shaker de duas peças constituído por uma de metal e outra de vidro. Ambas as peças deste Shaker, encaixam uma na outra e formam um vacuo que sela o Shaker. Este Shaker é complementado quase sempre com um Strainer (hawthorn ou julep), e mais utilizado em cocktail's que na sua composição tem partes solidas.

O Cobbler Shaker :
Mais conhecido como o Shaker standard ou 3 peças. A tampa pode ser frequentemente usado como uma medida de bebidas espirituosas ou outros líquidos .
Diz-se que no final do século 19, o Shaker, foi inventado por um gerente que ao utilizar dois recipientes para servir bebidas e percebeu que a boca de um recipiente era menor do que a outra e juntou os dois recipientes e agitou-os "para um pouco de um show".
Durante a década de 1920, (proibição) nos Estados Unidos , os Shakers foram produzidos em muitas formas e desenhos diferentes, pinguins, faróis, aviões, etc...
Foi depois da (proibição) no entanto que os Shakers realmente atingiram o seu auge de popularidade, apareceram em filmes, e foram associados com a vida de glamour de estrelas de cinema.
Em Dezembro de 1941, a era da Shaker caiu a sério, quando os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial e todo os usos não essenciais do metal foram redireccionadas para a guerra. As mesmas empresas e equipamentos anteriormente utilizados para a fabricação de Shakers foram usados para fazer bombas de artilharia e outros materiais de guerra.