terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

3 - Bacalhau assado com batatas ao murro



























Ingredientes:
2 postas altas de lombo de bacalhau do Porto, de 250 g cada uma
150 g de farinha de rosca
3 colheres (sopa) de alho em pó ou em flocos secos
500 ml de leite integral
500 ml de azeite
4 batatas médias
150 g de sal grosso


Preparo:

1 - Limpe o bacalhau, removendo a pele e as espinhas deixe de molho na geladeira em uma vasilha coberta com filme plástico, por 48 horas, trocando a água 5 vezes ao dia. Algumas horas antes de preparar o prato, escorra a água, cubra com o leite e volte à geladeira (o leite confere maciez ao bacalhau).


2 - Misture a farinha de rosca e o alho em pó. Escorra o leite da posta, esprema suavemente e empane na farinha de rosca com alho. Acomode as postas em uma vasilha refratária alta e pequena, deixando um espaço de 2 cm entre as postas.



3 - Aqueça o azeite até o ponto de iniciar fritura e derrame-o todo sobre as postas. Em seguida, leve ao forno quente (200° C), por 20 minutos.


4 - Lave as batatas, seque-as, envolva-as em papel-alumínio com um punhado de sal grosso e leve para assar por 30 minutos em um forno preaquecido.


5 - Retire o papel-alumínio das batatas, escove para remover o sal grosso e cubra com um pano de pratos limpo. Dê um leve murro para romper a casca e regue com o azeite em que 
o bacalhau foi assado. 

6 - Sirva as postas com as batatas e, se desejar, acompanhe com arroz branco ou arroz com brócolis.