quinta-feira, 30 de abril de 2015

2 - O WHISKY ( Parte 1 )

Parte: 1 O que é o Whisky (ou Whiskey)




Quem não sabe o que é whisky?

Ou de outra forma, quem é que ainda não provou whisky? Poucos serão os que o nunca tenham experimentado. O whisky é a bebida espirituosa mais consumida no mundo inteiro. Isso quer dizer que as pessoas têm uma ideia ao que o whisky "sabe" mas não necessariamente saberão o que ele "é"...
Em rigor, o WHISKY é uma bebida alcoólica (min 40% álcool) que resulta da destilação de cereais previamente dissolvidos em agua e fermentados por acção de leveduras, cumpriu um estágio mínimo de 3 anos em cascos de carvalho e
- Apresenta características organoléticas típicas (cor, aroma, sabor).
Mas necessitamos de ver mais detalhe para compreender uma definição tão opaca.
De notar que o mesmo produto se chama como WHISKEY na IRLANDA ou nos EUA.


Diferentes Tipos de Whisky

O whisky caracteriza-se por um conjunto de dimensões precisas. Uma análise atenta de qualquer rótulo permite identificar o produto em TODAS elas:
Origem: as mais comuns e de maior aceitação internacional são Escócia, Irlanda, Estados Unidos, Canadá, Japão. Isto embora a maior produção ocorra...na Índia e estejam a ser lançados Whiskies com origem na Suécia, País de Gales, França, Nova Zelândia...

Cereal utilizado: Apenas cevada maltada (MALT) ou de mistura de vários cereais tais como o milho, trigo, aveia, centeio (GRAIN). O caso mais corrente é o da mistura entre o GRAIN com o MALT e que se designa como BLENDED.
Existem ainda denominações específicas que têm a ver com o tipo de alambique (PURE POT STILL) na Irlanda ou com a região (BOURBON ou TENESSEE) nos EUA.
Destilaria de produção (Malt Whisky apenas): uma única destilaria (SINGLE MALT) ou várias (BLENDED MALT).

Idade mínima ou "VINTAGE": No caso de idade mínima ela vêm referenciada no rótulo (pé 8, 10, 12, 15, 18, 21, 30 ou mais anos). Neste caso, o casco mais recente que entra no lote têm no mínimo a idade indicada no rótulo. Em alternativa refere-se o ano de "colheita" ou produção (VINTAGE). Para significar um lote específico de cascos que foi seleccionado. Neste caso é costume referir-se igualmente o ano (data) de engarrafamento.

Mistura de cascos ou "SINGLE CASK": O Whisky é sobretudo um produto de lote pelo que a regra é a mistura de cascos. Excepcionalmente, é lançado um whisky "SINGLE CASK" o que significa que é proveniente de um casco específico / excepcional. Neste caso o casco é numerado assim como o nº de garrafas dele provenientes.

Reduzido ou "CASK STRENGTH": Em regra o whisky é reduzido com água desmineralizada a uma graduação alcoólica pré-definida (O mínimo é 40%, embora haja destilarias que engarrafam a 43% ou mesmo 46%). A denominação "CASK STRENGTH" significa que o whisky foi engarrafado sem qualquer redução ou filtragem, com a "força à saída do casco". Neste caso a graduação pode ultrapassar os 60%.